
Rússia envia à ONU e aos EUA lista de instalações atacadas pela Ucrânia durante trégua parcial

A Rússia enviou à ONU e aos EUA uma lista das instalações atacadas pela Ucrânia apesar da trégua parcial intermediada por Washington, informou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta terça-feira (1º).
"Entregamos uma lista de violações [...] ao assessor de segurança nacional do presidente dos EUA, Mike Waltz. Enviei essa lista ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e a enviamos aos nossos representantes na ONU e na OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] para que eles possam demonstrar com fatos concretos o valor da palavra das atuais autoridades ucranianas, se é que podemos chamá-las de autoridade", disse o ministro a repórteres.

Lavrov observou que a questão dos ataques ucranianos foi levantada em uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia em que o ministro da Defesa, Andrey Belousov, informou ao presidente russo, Vladimir Putin, que a trégua não está sendo respeitada pela Ucrânia.
"Belousov disse que a trégua não foi respeitada e que as instalações de energia da Federação Russa estiveram sob ataque durante todo esse tempo, talvez com uma pausa de um ou dois dias, e ele listou todas as instalações que foram alvo de drones ucranianos durante este período, incluindo na noite passada. E eu continuei na mesma linha", afirmou.
- Em conversa telefônica entre Putin e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em 18 de março, o presidente russo aceitou a proposta de um cessar-fogo de 30 dias de ataques contra infraestruturas de energia tanto na Rússia quanto na Ucrânia.
- O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, declarou publicamente que apoiava o cessar-fogo, mas desde então o violou em diversas ocasiões.