Xi visitará Moscou no Dia da Vitória como parte de um encontro bilateral mais amplo

O líder da China, Xi Jinping, visitará Moscou em maio e participará das comemorações do Dia da Vitória como parte de uma visita mais ampla, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (1º).
Putin fez essa declaração durante reunião com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Moscou. No início do encontro, o presidente russo pediu para que o chanceler chinês enviasse "saudações cordiais" a Xi indicando que a Rússia espera sua vinda em maio em uma visita que deverá contar com a participação do líder chinês na comemoração do 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial.
"Celebraremos juntos esse aniversário e a vitória sobre a Alemanha Nazista e o Japão militarista", afirmou o líder russo.
"O presidente da República Popular da China será nosso principal convidado e teremos a oportunidade de discutir tanto o estado atual das relações bilaterais quanto nossa interação nas plataformas internacionais", disse Putin.
#AGORA🇷🇺🇨🇳 #Putin se reúne com o ministro das Relações Exteriores da #ChinaVladimir Putin:🗣 Juntos, celebraremos o aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista e o Japão militarista. pic.twitter.com/aoTS87LvTu
— RT Brasil (@rtnoticias_br) April 1, 2025
O mandatário russo expressou ainda sua satisfação com a forma como as relações entre Moscou e Pequim estão se estreitando, inclusive com o apoio direto dos Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.
Ainda segundo Putin, a vinda do chanceler chinês agora a Moscou tem como objetivo acertar os últimos detalhes da futura visita de Xi Jinping em maio.
