
Presidente finlandês pede que seus cidadãos se preparem para reestabelecimento das relações com Rússia

O presidente da Finlândia, Alexander Stubb, em coletiva de imprensa transmitida pela imprensa finlandesa, pediu a seus compatriotas que se preparem "moralmente" para a restauração das relações com a Rússia.
"Na Finlândia, devemos nos preparar moralmente para o fato de que, em algum momento, as relações serão reiniciadas em nível político", afirmou Stubb em artigo divulgado pela agência RIA Novosti nesta terça-feira (1º), acrescentando que ainda não há uma data para isso acontecer.

"Nada anula o fato de que a Rússia foi e sempre será vizinha da Finlândia, com 1.350 quilômetros de relações de vizinhança", afirmou.
Resposta da Rússia
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou que o início da deterioração das relações com seus vizinhos, incluindo a Finlândia, não partiu da Rússia.
A Rússia tinha relações mutuamente benéficas com a Finlândia e a Suécia, que optaram por reduzi-las a praticamente zero, declarou Peskov.
As relações entre Moscou e Helsinque se deterioraram nos últimos anos. As autoridades finlandesas por diversas vezes acusaram a Rússia de supostamente enviar refugiados para a fronteira de maneira proposital. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, rejeitou as acusações contra Moscou sobre seu suposto envolvimento na crise migratória da União Europeia, chamando-as de dissimulação do Ocidente.