Notícias

SpaceX lança missão sem precedentes na história

A tripulação está programada para passar os próximos 3 a 5 dias sobrevoando os polos da Terra de uma forma que nenhuma outra pessoa jamais fez antes.
SpaceX lança missão sem precedentes na históriaLegion-Media / Craig Bailey

Um foguete Falcon 9 da SpaceX decolou na noite de segunda-feira da plataforma 39 no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, para lançar ao espaço a missão tripulada privada Fram2, que sobrevoará as regiões polares da Terra pela primeira vez, informou a empresa.

A Fram2 é comandada por Chun Wang (Malta), ao lado do comandante da espaçonave Jannicke Mikkelsen (Noruega), do piloto Rabea Rogge (Alemanha) e do oficial médico Eric Philips (Austrália).

A SpaceX confirmou que o primeiro estágio do Falcon 9 pousou na plataforma autônoma offshore A Shortfall of Gravitas, localizada no Atlântico, quase seis minutos após a decolagem. Ela também afirmou que o segundo estágio do foguete liberou a cápsula Crew Dragon Resilience.

A tripulação está programada para passar os próximos 3 a 5 dias sobrevoando os polos da Terra de uma forma que ninguém jamais fez antes. Ela também conduzirá 22 experimentos projetados para impulsionar a habitação humana de longo prazo no espaço, bem como para compreender os efeitos do espaço sobre a saúde.

O Fram2 é o 17º voo espacial tripulado da SpaceX e o sexto lançado para clientes privados. Essa última missão ocorre duas semanas após a decolagem da missão Crew-10 para a Estação Espacial Internacional, o menor intervalo até hoje entre lançamentos de astronautas transportados pela empresa de Elon Musk.