Notícias

China cerca Taiwan em exercícios militares e faz séria advertência

As manobras envolvem Exército, Marinha e Força Aérea chineses e buscam pressionar movimentos separatistas da ilha apoiados pelo Ocidente.
China cerca Taiwan em exercícios militares e faz séria advertênciaAP / Taiwan Ministry of National Defense

As Forças Armadas da China iniciarão nesta terça-feira (1º) exercícios militares ao redor de Taiwan, com o objetivo de enviar um "aviso sério" às "forças separatistas" da ilha, afirmou o porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército Chinês, Shi Yi.

As autoridades chinesas classificam os exercícios como "uma ação legítima e necessária para salvaguardar a soberania e a unidade nacional da China" e afirmam que aqueles que buscam a independência de Taiwan estão apenas "pedindo problemas para si mesmos".

Plano dos exercícios

Segundo Shi, as manobras envolverão unidades do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Força de Foguetes, que atuarão de forma coordenada para cercar a ilha a partir de diferentes direções.

O comunicado informa que o objetivo é testar "a capacidade de operações conjuntas das tropas". Para isso, serão realizadas patrulhas de prontidão de combate no ar e no mar, tomada conjunta de superioridade estratégica, ataques a alvos marítimos e terrestres, além do bloqueio de áreas estratégicas e rotas marítimas.

Antes do início dos exercícios, o Ministério da Defesa de Taiwan relatou a presença de 19 embarcações do Exército Popular de Libertação da China nas proximidades da ilha. O órgão afirmou que as forças chinesas continuam intensificando suas operações militares no Estreito de Taiwan.

  • Taiwan se autogoverna com administração própria desde 1949, mas Pequim considera a ilha parte inalienável de seu território. A maioria dos países do mundo, incluindo Rússia e Brasil, reconhece Taiwan como parte integrante da República Popular da China.