EUA acusam Brasil de impor barreiras comerciais e tarifas

De acordo com o governo Trump, o Brasil impõe tarifas "relativamente altas" sobre as importações de produtos norte-americanos de vários setores.

Autoridades dos Estados Unidos divulgaram nesta segunda-feira (31) um relatório que acusa o Brasil e outros países de impor barreiras comerciais contra produtos norte-americanos.

No documento, intitulado "National Trade Estimate Report on Foreign Trade Barriers", o governo Trump critica os impostos brasileiros e considera desleais as taxas aplicadas a etanol, bebidas e produtos eletrônicos.

"O Brasil impõe tarifas relativamente altas sobre importações em diversos setores, incluindo automóveis, peças automotivas, tecnologia da informação e eletrônicos, produtos químicos, plásticos, máquinas industriais, aço, têxteis e vestuário", afirma o relatório.

Segundo o documento, exportadores dos EUA enfrentam "grande incerteza no mercado brasileiro, pois o governo frequentemente modifica as tarifas". O texto acrescenta que "a falta de previsibilidade das tarifas torna difícil para os exportadores dos EUA preverem os custos de fazer negócios no Brasil".

Entre as barreiras listadas pelos EUA estão: