
Lula se reunirá com Putin e Xi Jinping em maio, informa AP

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, irá se reunir em maio com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, e com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, informou a AP nesta segunda-feira (31), citando a Assessoria de Imprensa da Presidência.

De acordo com a agência, Lula deve participar das celebrações do Dia da Vitória na Rússia, no dia 9 de maio, que marca os 80 anos da derrota nazista na Segunda Guerra Mundial. Em seguida, o presidente brasileiro viajaria para Pequim, para comparecer ao Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe), no dia 12 de maio.
Críticas à guerra tarifária
Será a primeira viagem de Lula a Moscou durante o atual mandato. Embora no ano passado estivesse previsto sua presença na XVI Cúpula dos BRICS, em Kazan, precisou se ausentar por razões médicas.
As boas relações do Brasil com os dois países podem ser fortalecidas após as tarifas decretadas por Donald Trump.
Na semana passada, Lula comunicou que seu país irá recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre a guerra comercial promovida pelos EUA, advertindo considerar tarifas recíprocas.
Ele também ressaltou sua preocupação sobre as tarifas, acreditando que elas serão prejudiciais para todo o mundo.
"Sinceramente, estou muito preocupado com o comportamento do governo americano, com essa taxação de todos os produtos, de todos os países. E estou preocupado porque, no fundo, o livre comércio é que está sendo prejudicado, o multilateralismo está sendo derrotado, e o presidente americano não é xerife do mundo", afirmou Lula.