Notícias

Senador dos Estados Unidos sugere bombardear o Irã

"Tire-o do mapa, estão apoiando os Houthis, que lançam ataques regulares contra as forças dos EUA", disse Lindsey Graham em relação ao quartel-general da Guarda Revolucionária do Irão.
Senador dos Estados Unidos sugere bombardear o IrãGettyimages.ru / Kevin Dietsch

O senador republicano, Lindsey Graham, sugeriu nesta quinta-feira que os EUA atacassem o Irã para proteger seus soldados no Oriente Médio, em resposta aos ataques contra embarcações comerciais dos Houthis, que segundo ele são apoiados por Teerã.

"Sem o Irã, não há Houthis. Os Houthis são completamente apoiados pelo Irã", disse durante uma entrevista à Fox News. " Venho dizendo há seis meses: ataquem o Irã. Eles têm campos de petróleo a céu aberto, têm o quartel-general da Guarda Revolucionária que você pode ver do espaço. Tire-o do mapa, estão apoiando os Houthis, que lançam ataques regulares contra as forças dos EUA", acrescentou.

Segundo Graham, a escalada significativa na região deve-se à "fraqueza", e criticou ao Governo de Joe Biden por "falhar" aos soldados norte-americanos no Oriente Médio na esteira da escalada do conflito entre Israel e o Hamas.

"Se realmente querem proteger os soldados norte-americanos, torne isso real para o aiatolá [que] se você atacar um soldado por meio de um representante, nós iremos atrás de você", disse.

Os comentários chegam depois que três militares dos EUA ficaram feridos no Iraque, quando membros do grupo paramilitar xiita iraquiano Kataeb Hezbollah atacaram a base aérea de Erbil.