Notícias

Premiê rebate Trump e nega que Groenlândia será dos EUA: 'Nós decidimos nosso futuro'

O presidente dos EUA havia afirmado estar 100% confiante na anexação da ilha e não descartou o uso de força militar para alcançar o objetivo.
Premiê rebate Trump e nega que Groenlândia será dos EUA: 'Nós decidimos nosso futuro'Legion-media.ru / Iralgo74 /

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, rebateu no domingo (30) as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que os Estados Unidos assumiriam o controle do território da ilha. Em entrevista à NBC News, Trump não descartou o uso de força militar para concretizar a aquisição da Groenlândia.

"O presidente Trump diz que os Estados Unidos 'ficarão com a Groenlândia'. Vou ser claro: os Estados Unidos não ficarão com ela. Não pertencemos a mais ninguém. Nós decidimos nosso próprio futuro", afirmou Jens-Frederik Nielsen, em declarações à Associated Press nesta segunda-feira (31).

Trump também garantiu estar "100% confiante" no sucesso de sua iniciativa de anexar a Groenlândia, afirmando que já conversou sobre o assunto. "Nós vamos conseguir a Groenlândia. Sim, 100%", disse ele.

O presidente norte-americano afirmou ainda que há uma "boa chance de conseguirmos fazer isso sem força militar", mas deixou claro que "não tira nada da mesa".

Trump reiterou várias vezes que seu país precisa adquirir a Groenlândia por questões de segurança internacional, argumentando que navios de muitas nações navegam perto da costa norte dos EUA, e, portanto, seria necessário "ter cuidado".

POR QUE O ÁRTICO É TÃO ATRAENTE DO PONTO DE VISTA GEOPOLÍTICO? DESCUBRA EM NOSSO ARTIGO.