Primeiro lançamento do foguete alemão Spectrum termina em enorme fracasso

O lançamento inaugural do foguete Spectrum, desenvolvido pela empresa alemã Isar Aerospace, terminou em fracasso neste domingo (30), com menos de 30 segundos de voo, informou a European Spaceflight.
A primeira missão do foguete, denominada 'Going Full Spectrum', decolou às 12h30, horário da Europa Central (CET), da plataforma de lançamento da Isar Aerospace no espaçoporto na ilha norueguesa de Andoya.
🔴 Fallo en el lanzamiento inaugural del cohete #Spectrum de @isaraerospace.Apenas a 20 segundos de vuelo el cohete ha perdido propulsión y se ha estrellado contra el suelo.#OrbitIsHard Go Isar! pic.twitter.com/Wb5tnogZLt
— Space Nøsey (@SpaceNosey) March 30, 2025
O lançamento estava inicialmente programado para 24 de março, mas foi adiado várias vezes devido a condições climáticas desfavoráveis.
O foguete teve uma decolagem bem-sucedida, mas, após 18 segundos, seu sistema de controle vetorial começou a se corrigir excessivamente e, aproximadamente 10 segundos depois, todos os motores do primeiro estágio foram desligados e o foguete começou a cair.
Video of Isar Aerospace Spectrum hitting the ground. Video from @vgnettpic.twitter.com/lnCe90a17l
— VSB - Space Coast West (@spacecoastwest) March 30, 2025
A transmissão ao vivo da empresa foi interrompida segundos depois que uma explosão foi ouvida. A Isar Aerospace ainda não emitiu uma declaração.
- O Spectrum é um foguete de dois estágios, com cerca de 28 metros de altura, projetado para transportar até 1.000 kg para a órbita terrestre baixa. Ele é alimentado por 10 motores Aquila desenvolvidos internamente.
- Antes de seu lançamento, Daniel Meztler, CEO da Isar Aerospace, anunciou que a empresa já estava trabalhando na segunda e terceira versões do Spectrum.