Notícias

Primera barbie indígena brasileira é inspirada em influenciadora do Amazonas

Anualmente desde 2015, a Barbie homenageia às mulheres que são fontes de inspiração global com suas próprias bonecas.
Primera barbie indígena brasileira é inspirada em influenciadora do Amazonas

A brasileira indígena Maira Gomez, da etnia Tatuyo, no Amazonas, é homenageada no projeto Mulheres Inspiradoras da Barbie, com uma boneca exclusiva e personalizada com seu rosto e roupa típica.

Maira é criadora de conteúdo digital, conhecida nas redes sociais como @cunhaporangaoficial, onde compartilha a rotina, costumes e crenças da comunidade Tatuyo, com o objetivo de desmistificar a vida nas comunidades indígenas da Amazônia.

"Obrigado Mattel por essa homenagem e é uma honra representar nosso país", escreveu a influenciadora em sua conta no Instagram (propriedade da Meta*).

Maira é a primeira mulher indígena brasileira a ganhar uma Barbie, retratando pinturas gráficas no rosto da boneca com os frutos urucum e jenipapo, adornos ancestrais feitos de penas e sementes, como colares, brincos e tiaras e roupas que simulam palhas de tradição indígena brasileira.

O lançamento da boneca foi anunciado nas redes sociais da Barbie, na quarta-feira, em comemoração aos 65 anos da boneca, em 9 de março. "Em todo o mundo, as mulheres sempre se elevaram acima do status quo para imaginar maiores possibilidades para si mesmas e para as gerações futuras", diz a publicação. 

Anualmente desde 2015, a Barbie homenageia às mulheres que são fontes de inspiração global com suas próprias bonecas, visando lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem.

Além de Maiara, as homenageadas deste ano estão as vencedoras do Oscar, Viola Davis e Helen Mirren, as cantoras Shania Twain e Kylie Minogue, a modelo japonesa Nicole Fujita, a comediante Enissa Amani y a diretora mexicana Lila Avilés.

*Classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.