
Governo Lula fala em 'reserva soberana' de bitcoin e anima especialistas do setor

Pedro Giocondo Guerra, chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, afirmou recentemente que a criação de uma reserva estratégica nacional de Bitcoin deve ser considerada. Os comentários foram feitos por ocasião da posse do presidente do novo presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo:
"Debater com rigor a constituição de uma reserva soberana de valor de bitcoin é de interesse público e será determinante para a nossa prosperidade. Afinal, bitcoin é o ouro digital, o ouro da internet, afirmou, citado pelo portal Poder360. "É uma tecnologia que permite transmitir riqueza de uma ponta a outra do planeta com agilidade e armazenar os frutos do nosso trabalho de maneira eficiente e segura".
Nesse contexto, Guerra destacou que diferentemente de moedas emitidas por governos, que podem ser impressas e inflacionadas, o bitcoin possui escassez digital e natureza deflacionária.

A proposta não é novidade no cenário político nacional. Em novembro de 2024, o deputado federal Eros Biondini (PL/MG) apresentou um Projeto de Lei (PL) sugerindo a criação da Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit). Ele seria gerenciado pelo Banco Central, em conjunto com o Ministério da Fazenda, e prevê que até 5% dos ativos financeiros das reservas internacionais brasileiras sejam dedicadas à criptomoedas.
"O mercado de criptomoedas tem demonstrado expansão consistente. Em 2021, o valor total do mercado global de criptomoedas ultrapassou 3 trilhões de dólares, segundo a CoinGecko", afirmou Biondini na ocasião. "Embora volátil, os dados indicam que as moedas digitais estão se consolidando como uma classe de ativos legítima".
Para a imprensa especializada, o PL de Biondini é mais robusto em comparação com as ações do governo Trump em relação aos ativos em criptomoedas. Isso porque ele prevê ''compras diretas de bitcoin usando reservas internacionais aprovadas pelos legisladores do país, e não promovidas apenas por meio de uma ordem executiva''.
Quando retornou ao poder para um segundo mandato, Trump decretou a criação de uma reserva de bitcoin com cerca de 200 mil BTC. No entanto, a quantia é fruto de apreensões em diferentes ações judiciais relacionadas a criptomoedas.