Notícias

Trump não descarta ação militar para 'pegar a Groenlândia'

Trump não descarta ação militar para 'pegar a Groenlândia'Gettyimages.ru / Andrew Harnik

O presidente norte-americano Donald Trump se recusou a descartar a ação militar como forma de incorporar a Groenlândia aos EUA durante uma entrevista à emissora NBC News neste sábado.

"Não, eu nunca tiro a força militar da mesa. Mas acho que há uma boa possibilidade de fazermos isso sem força militar", afirmou o presidente, quando questionado sobre o assunto por um repórter. 

"Vamos pegar a Groenlândia. Sim, 100%. (...) Temos a obrigação de proteger o mundo. Isso é paz mundial, isso é segurança internacional. E eu tenho essa obrigação enquanto for presidente. Não, eu não tiro nada da mesa."

No dia anterior, seu vice-presidente, J.D Vance, visitou a ilha autônoma dinamarquesa, onde realizou um discurso na Base da Força Espacial dos EUA, instalada em Pituffik. Na ocasião, ele explicou a importância geopolítica da região:

"Se um míssil fosse disparado de um país inimigo ou de um submarino inimigo contra os Estados Unidos, seriam as pessoas aqui na nossa frente que alertariam nossos bravos homens e mulheres mais ao sul dos Estados Unidos para que soubessem o que estava por vir e, se Deus quiser, tentariam abatê-lo e se preparar para ele. Essa é uma das coisas que fazemos em instalações como esta", afirmou.