Notícias

Lula critica protecionismo de Trump e dispara: 'a gente não quer mais Guerra Fria'

O presidente brasileiro lembrou que a atual postura do governo Trump é "totalmente antagônica à tudo que eles fizeram nos anos 1980 até 2022", visto que Washington passou ''quase 40 anos pregando globalização e livre comércio".
Lula critica protecionismo de Trump e dispara: 'a gente não quer mais Guerra Fria'Gettyimages.ru / Ricardo Stuckert / PR

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil criticou duramente a política tarifária de seu homólogo norte-americano, Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa na capital vietnamita, Hanói.

"Nós achamos que uma boa parceria entre os países é importante. E é com muita tristeza que eu vejo os EUA fazer com que o Trump pareça o xerife do mundo'', disparou Lula.

O mandatário brasileiro lembrou que a atual postura do governo Trump é "totalmente antagônica à tudo que eles fizeram nos anos 1980 até 2022", visto que Washington passou ''quase 40 anos pregando globalização e livre comércio".

Nesse contexto, Lula observou que Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, e Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já estão dialogando com autoridades americanas para tentar reverter o ''tarifaço'' imposto por Washington contra bens oriundos do Brasil. "A gente quer gastar todas as palavras que estão no dicionário para fazer um livre comércio com os EUA", assegurou.

Não obstante, salientou que seu país não terá "nenhuma preocupação de recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), que é o lugar em que todos os problemas comerciais deveriam ser resolvidos, ou se não for resolvido, temos o direito de impôr reciprocidade aos EUA. É simples", afirmou.

Lula destacou ainda que "não há nada melhor, para um país como o Brasil, do que apostar no multilateralismo", e que por isso, seu governo sustenta princípios como o livre comércio e o rechaço ao protecionismo no plano internacional. "A gente não quer mais Guerra Fria", sustentou.