Notícias

Israel lança operação terrestre e ataques aéreos contra cidade palestina de Rafah

Tel Aviv retomou suas operações militares na Faixa de Gaza na semana passada, após um cessar-fogo de dois meses.
Israel lança operação terrestre e ataques aéreos contra cidade palestina de RafahGettyimages.ru / Amir Levy

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram o início de uma operação terrestre na cidade de Rafa, no sul da Faixa de Gaza, através de um comunicado:

"Nas últimas horas, as tropas da IDF iniciaram atividades terrestres na área de al-Khanina, em Rafah, a fim de expandir a zona de segurança no sul de Gaza. Como parte da atividade, as tropas desmantelaram a infraestrutura terrorista do Hamas", lê-se na declaração, que também menciona que "ataques aéreos" contra "alvos terroristas" continuam em todo o enclave palestino.

Em 18 de março, Tel Aviv retomou suas operações militares na Faixa de Gaza após um cessar-fogo de dois meses, citando a recusa do Hamas em libertar os reféns israelenses que ainda mantém em seu poder.

No dia seguinte, Israel lançou operações terrestres no centro e no sul da Faixa para expandir a zona de segurança e criar um "tampão parcial" entre o norte e o sul do enclave. Com isso, os militares israelenses ampliaram seu controle sobre o corredor de Netzarim, que divide o território do enclave em duas partes e do qual Israel já havia retirado suas forças militares sob o cessar-fogo.

O cessar-fogo de três fases em Gaza começou em 19 de janeiro. A segunda fase, que deveria ter começado no início deste mês, estipulava uma retirada israelense total do enclave palestino e uma cessação permanente das hostilidades em troca da libertação dos reféns.

Apesar de concordar com essas condições, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou em várias ocasiões que não encerrará a guerra até que as capacidades militares e políticas do Hamas sejam completamente destruídas.