Notícias

Curar o câncer pode ser 99% mais barato na China, sugere imprensa do país

Startups chinesas avançam no desenvolvimento de imunoterapias mais acessíveis.
Curar o câncer pode ser 99% mais barato na China, sugere imprensa do paísGettyimages.ru / Dana Neely

Empresas de biotecnologia da China estão desenvolvendo vacinas de mRNA contra o câncer a uma fração do custo praticado por gigantes farmacêuticas ocidentais, informou o jornal SCMP.

A Likang Life Sciences, sediada em Pequim, recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para iniciar testes clínicos em humanos com sua vacina LK101, tornando-se a primeira empresa chinesa a alcançar esse estágio.

Chen Li, fundador da Likang, afirmou que o preço do tratamento ainda não está definido, mas será "significativamente mais baixo" do que os concorrentes ocidentais. A ZSky, outra startup chinesa do setor, também avança no desenvolvimento de vacinas personalizadas contra o câncer e prevê custos reduzidos.

Segundo Cheng Xudong, fundador da empresa, a produção de um tratamento de seis doses pode ficar abaixo de 100.000 yuans (cerca de US$ 13.800), considerando materiais, consumíveis e mão de obra.

Especialistas apontam que o alto custo atual das vacinas é um dos principais obstáculos para sua popularização:

"O custo é uma grande barreira para que esses tipos de vacinas sejam mais amplamente utilizados", afirmou Neeha Zaidi, especialista em câncer de pâncreas da Universidade Johns Hopkins, ao The New York Times em 2023.

A redução dos custos dessas terapias pode ampliar o acesso ao tratamento e representar um avanço na luta contra o câncer, especialmente em países com menor capacidade de investimento em saúde.