
Fenômeno raro: 'chifres do diabo' aparecerão no Hemisfério Norte durante eclipse solar neste sábado
Neste sábado (29), moradores do nordeste dos Estados Unidos e do leste do Canadá poderão presenciar uma característica astronômica rara, conhecida como "chifres do diabo".
O evento acontece quando a Lua cobre parte do Sol durante um eclipse parcial, deixando apenas suas extremidades visíveis no horizonte, criando uma ilusão de dois picos luminosos.
De acordo com a National Geographic, esse efeito ocorre quando o eclipse parcial coincide com o nascer do sol. No momento em que o Sol começa a emergir, apenas os segmentos laterais de sua superfície ficam visíveis, formando o que parece ser um par de chifres no céu.
They call it evil sunrise, but there was nothing evil about it! pic.twitter.com/AlfCHXqTqn
— Elias Chasiotis (@eliasastro) January 10, 2020
"O resultado será um sol crescente incomum, parecido com um par de chifres no céu, dai seu apelido", explica a National Geographic.
Onde o eclipse será visível?
As melhores condições para ver o que ocorrerão nas regiões costeiras e elevadas do nordeste dos EUA e leste do Canadá. No estado do Maine, a cobertura do Sol será de até 86%, enquanto em Quebec, no Canadá, chegará a 93%.

O eclipse também será visível em partes da Europa e do norte da África, com destaque para Portugal, onde a cobertura será de cerca de 40%, com pico entre 10h31 e 10h36.
A National Geographic destaca que "este eclipse profundo, embora incompleto, nos oferecerá uma visão um tanto obscura e misteriosa".