Notícias

Membros da UEFA querem retorno da Rússia, diz jornal britânico

"Figuras elevadas" do futebol estariam dispostas a reintegrar o país às competições "amanhã", segundo o veículo.
Membros da UEFA querem retorno da Rússia, diz jornal britânicoGettyimages.ru / NurPhoto

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) estaria tomando medidas para suspender a exclusão da participação da Rússia em competições internacionais, informou o The Independent na quinta-feira (27) citando uma fonte sênior da organização.

Várias organizações esportivas internacionais, incluindo a UEFA e sua contraparte global, a FIFA, proibiram equipes russas de participarem de torneios após a escalada do conflito na Ucrânia em 2022.

De acordo com o veículo britânico, a questão da suspensão do banimento da UEFA poderá ser discutida durante o congresso da organização , programado para a próxima semana na capital sérvia, Belgrado.

“Estão sendo feitos movimentos para trazer a Rússia de volta ao futebol”, disse uma fonte sênior da UEFA ao jornal, acrescentando que há “figuras elevadas do futebol que 'os aceitariam de volta amanhã”. Outras figuras dentro da UEFA defendem que a concessão nunca deveria ter sido imposta .

Segundo o jornal britânico, altos funcionários da UEFA já estão delineando um plano para o retorno da Rússia, o que se tornaria especialmente provável assim que um cessar-fogo fosse estabelecido no conflito na Ucrânia.

Uma fonte também afirmou que uma "política baseada em Zurique" significa que o   Comitê  Olímpico Internacional seria o primeiro a "normalizar" a presença da Rússia assim que uma trégua entre Moscou e Kiev fosse acordada, seguida pela Federação Internacional de Hóquei e pelas organizações de futebol.

No início deste mês, o presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo dos EUA, Donald Trump, concordaram durante uma ligação telefônica que pretendem normalizar as relações entre os dois países e continuar a discutir sobre segurança global, cooperação econômica e cultural.

Após as conversas, o Kremlin informou que ambos os líderes manifestaram apoio à organização de partidas de disputa entre os EUA e a Rússia, envolvendo jogadores da  Liga Nacional de Hóquei (NHL) norte-americana e da Liga Continental de Hóquei (KHL), da Rússia. A ideia já foi aprovada pelo Comitê Olímpico Russo e pelo Ministério do Esporte da Rússia.