Notícias

O maior objeto já lançado da Estação Espacial Internacional ameaça atingir a Alemanha

As autoridades alemãs estão se preparando para a possível queda de 2,6 toneladas de detritos espaciais de uma plataforma lançada da ISS há três anos.
O maior objeto já lançado da Estação Espacial Internacional ameaça atingir a AlemanhaNASA

A Alemanha está se preparando para a possível queda do maior objeto já lançado da Estação Espacial Internacional (EEI), que pode chegar ao país europeu nesta sexta-feira, informa o Bild. Trata-se de uma plataforma movida a bateria de 4 x 2 x 1,5 metro, pesando 2,6 toneladas, que foi lançada da EEI em março de 2021.

O objeto poderia cair nas regiões de Baden-Württemberg, Baviera, Brandemburgo, Hesse, Baixa Saxônia, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia. Ao mesmo tempo, não está excluída a possibilidade de queda em grandes cidades como Dortmund, Düsseldorf, Leipzig ou Dresden.

Risco de detritos espaciais

O Ministério da Economia e Proteção Climática observou que, "antes da reentrada, o objeto sobrevoará o território" do país várias vezes. Ao mesmo tempo, os especialistas da NASA previram inicialmente que os detritos espaciais se queimariam após a reentrada na atmosfera, mas estudos do Centro Alemão de Consciência Situacional Espacial refutaram essa informação e mostraram que partes das baterias podem atingir a superfície do planeta na forma de estilhaços pesando centenas de quilos.

"Devido ao alto número de elementos na bateria, pode-se presumir um potencial de estilhaços muito alto, com centenas de fragmentos de alguns quilogramas", alertou o Escritório Federal de Proteção e Assistência Civil, acrescentando que "as simulações mostram que os fragmentos do objeto podem ser distribuídos ao longo da trajetória terrestre em uma distância de até 300 quilômetros". Além disso, o Escritório anunciou que o risco geral de ferimentos no solo (incluindo os fatais) é atualmente de 1:729 (0,013%), uma taxa considerada bastante alta. O Governo está agora discutindo possíveis medidas para proteger a população, como fechar o espaço aéreo e alertar os cidadãos sobre o perigo.