A União Europeia (UE) orientou seus cidadãos a se prepararem para possíveis catástrofes futuras, como conflitos armados, pandemias, desastres climáticos e ataques cibernéticos.
Segundo as diretrizes divulgadas, Bruxelas recomenda que todas as famílias mantenham um kit de emergência com água, alimentos, medicamentos essenciais e baterias suficientes para pelo menos 72 horas.
A internet não perdoou, e a reação dos internautas não poderia ter sido outra senão uma onda de memes, em tom humorístico e sarcástico.
A UE sugere o armazenamento de água para consumo e higiene, além de itens básicos como alimentos, produtos sanitários, lanternas, velas e baterias.
Internautas reagiram com postagens irônicas, colocando a "hidratação" como prioridade.
Fotos de geladeiras lotadas de bebidas, principalmente cerveja, ganharam destaque, junto com estoques de papel higiênico, item que se tornou símbolo da pandemia.
Outros deram mais importância à alimentação, com variações regionais, mas com predominância de embutidos e carnes processadas, incluindo o tradicional presunto serrano.
Alguns evidenciaram preferências pessoais, com malas cheias de crucifixos e água benta.
Outros destacaram objetos mais cotidianos, como cadeiras de palha, bonés de cooperativas agrícolas, chinelos e rádios, priorizando conforto e entretenimento diante de uma crise.