Lula abre mercado de carnes no Vietnã para o Brasil

Após duas décadas de negociações, país asiático importará carne bovina do Brasil; acordo também abre caminho para exportação de aviões da Embraer.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara (Hugo Motta) e do Senado (Davi Alcolumbre), além de parlamentares e integrantes da comitiva brasileira no Vietnã.

Após uma série de encontros com líderes do Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (28) o início das exportações de carne brasileira para o país asiático.

O acordo ocorre após mais de 20 anos de tentativas do Brasil para acessar esse mercado.

"Depois de muitos anos de negociações, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar a carne brasileira para o mercado do Vietnã. É uma notícia extraordinária e acho que é muito importante tanto para o Vietnã quanto para o Brasil", afirmou Lula.

Ele também destacou o trabalho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta, envolvidos nas tratativas.

Lula afirmou ainda que as conversas incluíram negociações para a entrada de aeronaves da Embraer no mercado vietnamita. Segundo ele, os aviões brasileiros são adaptados para deslocamentos rápidos e curtos, adequados à geografia do país.

"Estamos tentando vender aviões da Embraer, porque são extremamente importantes para as necessidades regionais do Vietnã", disse Lula.

O Vietnã é o 14º maior fornecedor de produtos para o Brasil e ocupa a quinta posição entre os destinos das exportações do agronegócio brasileiro.

O Brasil é o principal fornecedor de carne suína para o Vietnã, com cerca de 37% do mercado, além de ser o segundo maior exportador de carne de frango e de algodão e ainda responder por cerca de 70% da soja importada pelos vietnamitas.