Notícias

Сomunistas russos querem 'Stalingrado' de volta

Apesar dos esforços do partido comunista russo de rebatizar a cidade, um estudo da empresa estatal de pesquisas sociais mostra que cerca de 67% dos residentes querem continuar morando na cidade batizada de "Volgogrado".
Сomunistas russos querem 'Stalingrado' de voltaSputnik / Pavel Bednyakov

O líder do Partido Comunista Russo (PCFR), Gennady Zyuganov, sugeriu recentemente que a cidade russa de Volgogrado fosse rebatizada de Stalingrado para comemorar o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Ao discursar no parlamento russo, Zyuganov enfatizou que "temos 80 anos de vitória pela frente" e pediu que Volgogrado tenha seu "verdadeiro nome" devolvido.

Se a cidade, que hoje tem pelo menos 860 mil habitantes, não for rebatizada como Stalingrado antes de 9 de maio, quando o Dia da Vitória é comemorado na Rússia, os deputados devem "voar até lá" e garantir que isso aconteça, insistiu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas soviéticas "lutaram por Stalingrado e até receberam medalhas por isso", explicou o líder comunista. O povo russo "entenderá" se Stalingrado voltar a figurar no mapa, insistiu Zyuganov, acrescentando que "devemos comemorar esse feriado adequadamente".

"As pessoas estão esperando pela restauração da justiça histórica. E devemos restaurá-la para que possamos comemorar esse grande aniversário com dignidade", opinou.

Histórico da cidade

Volgogrado era originalmente chamada de Tsarítsin, cujo nome vem da ilha onde tropas russas construíram um forte no século XVI. Devido à associação do nome com a monarquia, o governo bolchevique rebatizou a cidade em homenagem ao líder soviético Joseph Stalin em 1925.

A cidade, que oficialmente chamava-se Stalingrado de 1925 a 1961, tornou-se palco de uma das batalhas mais ferozes da Segunda Guerra Mundial, que, segundo os historiadores, mudou o curso da guerra a favor da União Soviética e abriu caminho para a derrota final dos nazistas.

Em 1961, o líder da URSS, Nikita Khrushchev, mudou o nome da cidade para Volgogrado, em homenagem ao rio Volga, como parte de sua campanha de "desestalinização". Desde 1991, várias petições foram lançadas para reverter o nome para Tsaritsyn ou Stalingrado.

Contudo, um estudo conduzido em 2023 pela empresa estatal de pesquisas VTSIOM mostrou que cerca de 67% dos residentes da cidade eram contra mudança de nome e desejam continuar morando em Volgogrado.