Notícias

'Matando os rivais': que efeito as tarifas de Trump terão na indústria automobilística europeia?

O diretora-geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis acredita que "o impacto será realmente enorme e muito perturbador".
'Matando os rivais': que efeito as tarifas de Trump terão na indústria automobilística europeia?Gettyimages.ru / ulian Stratenschulte / dpa

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta semana que tarifas de 25% serão impostas sobre todos os veículos fabricados fora dos EUA.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi uma das primeiras figuras políticas a reagir à decisão de Trump. Em um comunicado, ela "lamentou profundamente" a medida, argumentando que as tarifas são "ruins para os negócios" e "piores para os consumidores, tanto nos EUA quanto na UE".

O Ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, disse que haveria "uma resposta firme da UE a essas tarifas", informa a Reuters. "É preciso deixar claro que não ficaremos de braços cruzados", afirmou ele.

"Lentamente 'matando' seu rival europeu"

Enquanto isso, os especialistas concordam que a medida terá impacto sobre o setor automobilístico europeu.

Falando à revista Vzglyad, o cientista político alemão Alexander Rahr estima que, se esse plano for implementado, a Alemanha perderá os últimos remanescentes da indústria automobilística. "Na Alemanha, que é o motor da economia da UE, a desindustrialização se intensificará. O mesmo acontecerá em outros países europeus e no Canadá", previu ele.

"Washington está lentamente 'matando' seu rival europeu. Ursula von der Leyen não conseguirá convencer o presidente dos EUA a renunciar às novas tarifas. No entanto, o chefe da Casa Branca poderia concordar em adiá-las", afirmou.

O especialista norte-americano Dmitri Drobnitski acredita que um dos objetivos da medida é "atingir a UE com mais força".

"O impacto será realmente enorme e muito perturbador", disse Sigrid de Vries, diretora-geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, citado pela AP. Assim como outros críticos da medida, Vries adverte que os compradores de automóveis dos EUA também serão prejudicados, pois as tarifas aumentarão os preços.

SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .