Notícias

Venezuela convoca observadores internacionais para as eleições

O Poder Eleitoral informou que alguns dos blocos convidados são: Celac, BRICS, ONU, Centro Carter, União Africana e Europeia, entre outros.
Venezuela convoca observadores internacionais para as eleiçõesGettyimages.ru / Pedro Rances Mattey/Anadolu Agency

O Poder Eleitoral da Venezuela informou nesta quinta-feira que, como parte do calendário eleitoral para as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024, decidiu abrir uma "ampla convocação de observação eleitoral" para que diferentes blocos e organizações internacionais participem como "observadores" desse evento democrático. 

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Reitor Elvis Amoroso, explicou que o órgão sob sua responsabilidade estendeu os convites de acordo com os diálogos mantidos por diferentes setores políticos do país e que concluíram no 'Acordo de Barbados', assinado em 17 de outubro de 2023, e no 'Grande Acordo de Caracas', acordado em 28 de fevereiro de 2024.

Amoroso indicou que, dessa forma e em conformidade com a Constituição venezuelana, as autoridades do CNE decidiram estender o convite para participar como observadores eleitorais, desde que as organizações cumpram os requisitos e os regulamentos eleitorais do país.

Entre os convidados para essas eleições estão a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), o BRICS, a Comunidade do Caribe (Caricom) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniores). 

O Painel de Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), a União Africana, a União Europeia, o Centro Carter dos Estados Unidos, entre outros observadores internacionais, também foram convidados. 

"O Poder Eleitoral, a fim de fornecer todas as garantias para o sufrágio efetivo dos venezuelanos, continuará a informar o desenvolvimento do cronograma eleitoral para a eleição presidencial de 28 de julho de 2024", acrescentou Amoroso, acompanhado pelo restante da diretoria do CNE.