
Putin e Erdogan discutem conflito ucraniano e situação na Síria

O presidente russo Vladimir Putin conversou, nesta sexta-feira (28), por telefone com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, abordando questões bilaterais e globais. Os dois também discutiram o conflito ucraniano, a situação no Mar Negro e os desenvolvimentos na Síria.
Segundo a mídia turca, Erdogan afirmou que a Turquia acompanha de perto os esforços para encerrar o conflito e está disposta a oferecer todo o apoio necessário para organizar negociações visando uma paz duradoura. "Estamos prontos para iniciar negociações sobre a Ucrânia", declarou.
O Kremlin informou que Putin compartilhou com Erdogan sua avaliação sobre o progresso das conversas com os Estados Unidos, com o objetivo de buscar uma solução pacífica para o conflito e normalizar as relações entre Moscou e Washington. Em particular, Putin destacou o caráter construtivo desses contatos.

Os dois líderes também discutiram os resultados das consultas realizadas entre especialistas dos dois países em Riad e o acordo de cessar-fogo nos ataques a instalações de energia na Rússia e na Ucrânia, válido por 30 dias, a partir de 18 de março, conforme comunicado oficial.
Putin informou a Erdogan sobre as "contínuas provocações do regime de Kiev, ao atacar a infraestrutura energética da Rússia".
As autoridades detalharam que os dois presidentes trocaram opiniões sobre a retomada da Iniciativa do Mar Negro para segurança marítima, bem como a remoção de obstáculos à exportação de alimentos e fertilizantes russos, acordo concluído em julho de 2022 com mediação da Turquia e da ONU.
De acordo com o Kremlin, Erdogan "expressou apoio ao diálogo entre EUA e Rússia" e se comprometeu a facilitar o progresso no "acordo do Mar Negro".
Situação na Síria
Sobre a situação na Síria, os líderes enfatizaram a importância de garantir a unidade, soberania e integridade territorial do país, além da necessidade de fornecer toda a assistência possível às autoridades sírias e à população, com o objetivo de fortalecer a estabilidade política interna e respeitar os direitos e interesses legítimos de todos os grupos étnicos e religiosos do país.
Além disso, Putin e Erdogan discutiram "questões relativas ao desenvolvimento da cooperação russo-turca em diversas áreas, incluindo projetos estratégicos no setor de energia".
Os presidentes concluíram a conversa destacando a "dinâmica positiva das relações bilaterais e o crescimento do comércio mútuo", concordando em continuar os contatos em vários níveis.