Notícias

Secretário de defesa dos EUA quer fortalecer dissuasão 'contra China comunista'

Em visita às Filipinas, Pete Hegseth defendeu a ampliação de presença militar no país para conter a influência chinesa.
Secretário de defesa dos EUA quer fortalecer dissuasão 'contra China comunista'Pete Hegseth / redes sociais

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, reafirmou nesta sexta-feira, em sua primeira viagem à Ásia, o compromisso "firme" do governo Trump com um tratado de defesa com as Filipinas. 

Hegseth prometeu implantar recursos avançados em território do país parceiro para fortalecer a dissuasão contra as "ameaças dos chineses comunistas" e garantir a "liberdade de navegação" no disputado Mar da China Meridional, segundo relatado pela Reuters nesta sexta-feira (28). 

Durante a parada, Hegseth se reuniu com seu homólogo Gilberto Teodoro e com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr.

Conforme as informações da AP, a decisão de Hegseth de fazer as Filipinas sua primeira parada na Ásia foi a "garantia mais forte" já dada pelos EUA sob o comando de Trump de manter uma "presença de segurança na região".

"A dissuasão é necessária em todo o mundo, mas especificamente nesta região, em seu país, considerando as ameaças dos chineses comunistas", disse Hegseth a Marcos, citado pela AP.

"Os amigos precisam ficar lado a lado para impedir conflitos, para garantir que haja livre navegação, seja no Mar da China Meridional ou no Mar das Filipinas Ocidental", declarou, elogiando as Filipinas por se manterem "muito firmes" na defesa de seus interesses nas águas contestadas.

  • A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, assinada em 1982 por mais de 160 países, regula o uso dos oceanos e seus recursos. No entanto, os EUA se recusam a assinar o tratado.