Notícias

Rússia fará de tudo para manter seu status de poderosa potência marítima, assegura Putin

Nesta quinta-feira, o presidente russo deu luz verde ao lançamento de um novo submarino de propulsão nuclear e, em seguida, vistoriou o novo Arkhangelsk.
Rússia fará de tudo para manter seu status de poderosa potência marítima, assegura PutinSputnik / Sergey Karpukhin

A Rússia tem sido uma poderosa potência marítima há séculos e fará todo o possível para manter essa condição, declarou o presidente do país, Vladimir Putin, nesta quinta-feira.

Durante uma reunião com a tripulação do submarino nuclear Arkhangelsk, Putin destacou o papel da Marinha para o país euroasiático e assegurou que promoverá medidas para seu desenvolvimento.

Nesse contexto, afirmou que todos os recursos dos navios modernos devem cumprir exigências às demandas atuais, estando prontos para o combate de alta intensidade. 

Ele acrescentou que a marinha é a base da segurança estratégica do país, e por isso, atenção não será dada apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas também ao desenvolvimento profissional dos especialistas que trabalham nesse campo.

"Importante evento histórico"

O presidente russo se encontra na cidade de Murmansk, no noroeste da Rússia, por ocasião do Fórum Internacional do Ártico. De lá, Putin participou da cerimônia de lançamento do novo submarino de propulsão nuclear Perm, realizada em Severodvinsk, na província de Arkhangelsk, através de videoconferência.

Durante a cerimônia, o líder russo descreveu o lançamento do quinto submarino de propulsão nuclear do projeto Yasen-M como um "importante evento histórico". "No próximo ano, ele deve se juntar à marinha e começar a realizar missões de combate", informou Putin.

O mais novo Arkhangelsk

Em seguida, Putin vistoriou pessoalmente o submarino Arkhangelsk, do projeto Yasen-M de 885M. Trata-se do mais recente submarino de quarta geração com propósitos múltiplos movido a energia nuclear. Ele carrega todos os tipos de armas de mísseis navais capazes de atacar com eficácia alvos marítimos e costeiros.

O submersível foi incorporado à Marinha Russa no final de dezembro de 2024, e sua tripulação já completou o ciclo de treinamento básico, estando agora pronta para realizar operações no mar.