
Putin: Seria um 'grande erro' acreditar que Trump está blefando quando fala em anexar a Groenlândia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, abordou nesta quinta-feira (27) os planos dos Estados Unidos para o Ártico, que elencam a região como uma importante zona de interesse.
"É óbvio que os EUA seguirão avançando sistematicamente seus interesses geoestratégicos, militar-político e econômico no Ártico'', declarou Putin no Fórum Internacional do Ártico, em Murmansk.

O mandatário russo comentou os planos do país norte-americano para anexação da Groenlândia, Região Autônoma da Dinamarca: "seria um grande erro acreditar que isso é uma ideia extravagante do novo governo americano", destacando que as raízes históricas sobre o movimento datam da década de 1860. Atualmente, os EUA possuem bases militares no território.
Contudo, reafirmou a posição da Rússia de não se envolver na questão, destacando que ela diz respeito "a dois estados específicos, e não tem nada a ver conosco".
Trump e Groenlândia
O presidente dos EUA, Donald Trump, reiterou na quarta-feira (26) que seu país precisa anexar a região dinamarquesa, alegando motivos de segurança internacional, seja "a partir de uma postura defensiva e até mesmo ofensiva".
Mesmo com o rechaço dos moradores da ilha a uma possível anexação norte-americana, Trump assegurou que eles não possuem outra opção.
"Temos que fazer isso, temos que convencê-los e temos que ter esse território porque não é possível defender adequadamente uma grande parte deste mundo, não apenas os EUA, sem ele. Portanto, temos que tê-lo e acho que vamos tê-lo", declarou Trump, em referência ao papel do Ártico na configuração geopolítica atual.
POR QUE O ÁRTICO É TÃO ATRAENTE DO PONTO DE VISTA GEOPOLÍTICO? DESCUBRA EM NOSSO ARTIGO.