Notícias

Houthis atacam porta-aviões nuclear dos EUA no Mar Vermelho

"Em retaliação à contínua agressão dos EUA contra nosso país, as forças [...] realizaram uma operação militar conjunta", conforme os Houthis.
Houthis atacam porta-aviões nuclear dos EUA no Mar VermelhoGettyimages.ru / Matt Cardy

Nesta quinta-feira (27), os houthis afirmaram ter atacado o porta-aviões americano USS Harry S. Truman no Mar Vermelho.

"Em retaliação à contínua agressão dos EUA contra nosso país, as forças [...] realizaram uma operação militar conjunta visando navios de guerra inimigos no Mar Vermelho, liderados pelo porta-aviões americano Truman, com uma série de mísseis balísticos e de cruzeiro e drones", declarou o grupo rebelde.

"Os resultados das operações de engajamento e contra-ataque nos últimos dias incluíram a frustração das tentativas do inimigo de avançar seus navios de guerra em direção à região sul do Mar Vermelho e de expandir sua agressão contra nosso país", informa o comunicado.

Os houthis também comunicaram que "persistirão em impedir a navegação israelense nos mares Vermelho e Arábico" e continuarão a apoiar a Faixa de Gaza "até que a agressão cesse e o cerco seja levantado".

Operação militar "decisiva e poderosa" de Trump

Em 15 de março de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trumpordenou uma operação militar "decisiva e poderosa" contra os houthis.

Trump acusou o grupo de promover uma "campanha de pirataria, terrorismo e ataques a navios e drones americanos", que "custaram bilhões de dólares e colocaram vidas em risco". No início de março, os EUA classificaram os houthis como "organização terrorista".