A cidade de Antofagasta, no norte do Chile, tornou-se a primeira da América Latina a ser abastecida 100% com água dessalinizada, após a ampliação de uma usina de dessalinização.
"Boas notícias para o nosso norte. A partir de hoje, Antofagasta é a primeira cidade latino-americana com mais de 500 mil habitantes a ser totalmente abastecida com água dessalinizada. Assim, ao colocar as famílias no centro, estamos enfrentando a megasseca", afirmou a ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López, em comunicado do governo.
López liderou a cerimônia de ampliação da Usina de Dessalinização Norte, que também passará a abastecer a cidade de Mejillones, localizada 65 quilômetros ao norte.
"É um orgulho e uma alegria iniciar a expansão dessa usina de dessalinização, que garantirá fornecimento contínuo e de qualidade a todos os moradores de Antofagasta e Mejillones, sem depender de outras fontes de água", disse a ministra.
Segundo as autoridades, "a dessalinização é uma resposta concreta à seca" que afeta o norte do Chile.
De 15% para o total
A produção de água potável a partir da água do mar em Antofagasta começou em 2003, com a inauguração da usina de dessalinização, mas até então cobria apenas 15% da demanda da cidade.
A ampliação foi realizada pela empresa de saneamento Aguas Antofagasta e elevará a capacidade de produção para 1.436 litros por segundo.