Notícias

China divulga o maior desafio que os Estados Unidos enfrentam

Wang Yi observou que as declarações e ações de Washington são contraditórias, prejudicando sua credibilidade como uma grande potência.
China divulga o maior desafio que os Estados Unidos enfrentamGettyimages.ru / VCG

A percepção equivocada que os EUA têm da China ainda persiste e os compromissos assumidos não foram realmente cumpridos, declarou o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, nesta quinta-feira.

"Se os Estados Unidos sempre dizem uma coisa e fazem outra, onde está sua credibilidade como grande potência? Se os Estados Unidos ficam nervosos e ansiosos quando ouvem a palavra 'China', onde está sua confiança como grande potência?", argumentou o alto diplomata chinês.

Além disso, acrescentou que "o desafio para os Estados Unidos vem deles mesmos, não da China. Se os Estados Unidos ficarem obcecados em reprimir a China, acabarão prejudicando a si mesmos".

Ao ser perguntado sobre o desenvolvimento das relações entre a Rússia e a China, o ministro enfatizou que Pequim e Moscou "continuam tendo confiança política mútua".

Em suas palavras, as relações sino-russas mostram um "novo exemplo de cooperação entre grandes potências, que é completamente diferente da era da Guerra Fria".