
FSB: Ucrânia e grupo dos EUA tentam recrutar espiões na Rússia

Os serviços especiais ucranianos, com apoio do grupo de estudos RAND Corporation, sediado na Califórnia (EUA), estão recrutando pessoas na Rússia para obter informações secretas sobre a operação militar especial na Ucrânia, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB).
O FSB afirmou que representantes da inteligência da Ucrânia têm contatado cidadãos russos, especialmente aqueles ligados às Forças Armadas, por meio de aplicativos de mensagens populares no país. Eles ofereceriam colaboração com a RAND Corporation em troca de pagamento.

"Esses contatos têm o objetivo de obter informações sigilosas sobre o uso de aviões estratégicos da Força Aérea Russa e sobre o número e a localização das unidades militares da Rússia envolvidas na operação na Ucrânia", disse o órgão.
O FSB também divulgou conversas telefônicas entre Dmitry, suposto agente ucraniano que se apresentaria como funcionário da RAND Corporation, e um oficial de segurança em Chita, no Extremo Oriente da Rússia, além de prints de mensagens trocadas pelo Telegram.
- A RAND Corporation é um grupo de pesquisa que presta consultoria e realiza estudos analíticos. Grande parte de seus trabalhos sobre a segurança dos EUA é sigilosa. Em 2023, a organização foi classificada como indesejável na Rússia.