Notícias

Governo de Milei aumenta salário de políticos em meio ao seu plano de ajuste econômico

Seriam dois aumentos cumulativos, que totalizam quase 30%, informam as mídias argentinas.
Governo de Milei aumenta salário de políticos em meio ao seu plano de ajuste econômicoGettyimages.ru / Maximiliano Vernazza - Handout/Handout

O Governo do presidente argentino Javier Milei aumentou em 30% o salário recebido pelos deputados e senadores do Congresso. O valor excede os aumentos concedidos aos funcionários da administração pública, aposentados e pensionistas nos últimos tempos.

O veículo Cenital divulgou documentos oficiais datados de 22 de fevereiro, assinados pela vice-presidente da nação e presidente do Senado, Victoria Villarruel, bem como pelo presidente dos Deputados, Martín Menem, nos quais são relatados dois aumentos, que totalizam 29,92%.

Esses são dois aumentos cumulativos, um de 16% a partir de 1º de janeiro de 2024 e outro de 12% a partir de 1º de fevereiro de 2024, explica o Ámbito.

"Em virtude da responsabilidade política, os signatários deste acordo, em representação do empregador, comprometem-se a concedê-lo de acordo com a disponibilidade nas dotações orçamentárias, impulsionando as medidas necessárias junto às presidências ambas as Câmaras", diz o documento.

Contexto de cortes

As informações foram divulgadas em um contexto de cortes orçamentários, fechamento de entidades públicas, privatizações, demissões em massa e outras medidas para reduzir o investimento do Estado que provocaram protestos e greves nas últimas semanas.

Da mesma forma, o Corta chama a atenção para o fato de que os trabalhadores vinculados à administração pública federal receberam um aumento em janeiro de 16%, enquanto a remuneração dos aposentados e pensionistas chegou a 27,18% desde 1º de março.