Com o objetivo de tornar a agricultura o principal setor econômico do país, a Etiópia busca modernizar essa esfera com tecnologias de última geração. Uma das metas é arrecadar 300 toneladas de trigo ainda em 2025, o que aumentaria seu Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 8,4%.
Um dos objetivos do Ministério da Agricultura, em parceria com o Instituto Etíope, é criar um sistema sustentável e um ecossistema agrícola forte e competitivo. O governo propõe alcançar a digitalização plena do setor até 2032.
O ministro da Agricultura da Etiópia, Girma Amente, pretende dobrar a produção de sementes, passando de 100 milhões para 200 milhões de quilos, em um plano considerado ''ambicioso'', conforme relatado pela TVBRICS.
Plataforma Etíope de Sementes (PES)
O próximo plano do governo etíope é lançar para todo o público, ainda em 2025, a Plataforma Etíope de Sementes (PES), que visa melhorar e ampliar a produção de sementes no país. A plataforma tem como objetivo garantir que os agricultores tenham acesso a sementes de qualidade, beneficiando todo o ecossistema e promovendo a sustentabilidade das lavouras.
Ainda em fase de testes, a PES alcançou 69% da meta de produção de sementes, com um total de 130 milhões de quilos. O plano é intensificar ainda mais a produção, conforme destacou Mohammed Hassena, responsável pelo projeto.
Metas
A Etiópia, considerada o berço do café, é o terceiro maior produtor mundial do grão. O país tem como objetivo exportar entre 450.000 e 500.000 toneladas de café neste ano, além de inaugurar 20 fábricas.
O governo tem como meta alcançar a produção de:
- 150 milhões de frangos;
- 12 bilhões de litros de leite;
- 8 bilhões de ovos
- 218.000 toneladas de carne de frango;
- +12.000 toneladas de peixe e;
- 297.000 toneladas de mel