Notícias

Trump a transgêneros: 'vocês nunca serão mulheres'

O presidente norte-americano acusou seu antecessor, Joe Biden, de tentar abolir o conceito de feminilidade.
Trump a transgêneros: 'vocês nunca serão mulheres'AP / Mark Schiefelbein

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pessoas transgênero* que se identificam com o gênero feminino "jamais serão mulheres". A declaração ocorreu nesta quarta-feira (26), em um evento celebrando o "Mês da História das Mulheres" no país. 

"Não importa quantas cirurgias você tem ou quantas substâncias químicas você injeta, se você nasceu com o DNA masculino em cada célula de seu corpo, você nunca pode se tornar uma mulher", defendeu Trump.

O atual presidente culpou seu antecessor, Joe Biden, por tentar "abolir o próprio conceito de feminilidade, e trocá-lo por uma ideologia de gênero radical", mencionando a substituição do termo "mãe" por "pessoa que dá à luz" em um relatório orçamentário da Saúde pública dos EUA, em 2022.

O republicano foi aplaudido ao relembrar uma de suas ordens executivas, que bane pessoas do sexo masculino que se identificam como mulheres de competirem em categorias esportivas femininas, destacando a disparidade de recordes entre os gêneros. Trump complementou opinando que, para ele, as mulheres são "superiores aos homens".

Ordens executivas

Desde o primeiro dia de seu segundo mandato, Donald Trump mobilizou diferentes medidas para eliminar o que denomina "ideologia de gênero" na administração norte-americana. Uma de suas primeiras ordens executivas declara que o governo reconhece os gêneros biológicos, ou seja, masculino e feminino, como os únicos existentes.

Devido à essa política, o país suspendeu a emissão de passaportes para indivíduos que se identificam com o gênero "X", ou seja, um terceiro gênero, causando preocupação em países europeus. 

*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.