Notícias

Brasil e Japão concordam em aprofundar parceria em educação e outras áreas

Os acordos abrangem setores como meio ambiente, tecnologia e saúde.
Brasil e Japão concordam em aprofundar parceria em educação e outras áreasRicardo Stuckert / Agência Brasil

Tóquio recebeu, entre os dias 24 e 27 de março de 2025, a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, Brasil e Japão discutiram uma série de acordos de cooperação em diversas áreas, fortalecendo uma parceria estratégica entre os países. 

Entre os documentos firmados está o Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025-2030), que estabelece diretrizes para a colaboração nos próximos anos. Também foram assinados memorandos de cooperação em setores como meio ambiente, educação, tecnologia, saúde, agricultura e mobilidade sustentável.

Na área ambiental, os ministérios do Meio Ambiente dos dois países formalizaram um acordo para intensificar esforços. Já no setor econômico, foi firmado um memorando entre os ministérios da Indústria e Comércio para a Iniciativa de Integração Industrial Brasil-Japão.

A educação também esteve entre os temas tratados, com um acordo entre os ministérios da Educação do Brasil e do Japão para ampliar a cooperação acadêmica. Além disso, houve avanços em tecnologia de informação e inclusão digital , envolvendo os ministérios das Comunicações dos dois países.

A parceria se estende ainda à área agrícola, com uma carta de objetivo focada na recuperação de pastagens e terras degradadas no Brasil. O setor de ciência e inovação também foi contemplado com um memorando de cooperação firmado entre os governos.

Na saúde, um acordo entre os ministérios brasileiros e prevê a troca de conhecimentos e boas práticas. Além disso, medidas para redução de riscos de desastres relacionados à água foram discutidas entre as massas de infraestrutura e desenvolvimento regional de ambos os países.

Além dos acordos governamentais, a visita incluiu celebrações de atos entre instituições públicas e privadas brasileiras e japonesas, reforçando a cooperação bilateral.