
EUA se dizem dispostos a considerar reconexão da Rússia ao SWIFT

Os Estados Unidos não descartam a possibilidade de permitir que a Rússia volte a se conectar ao sistema interbancário internacional SWIFT, declarou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quarta-feira.

"Acho que tudo está sobre a mesa", disse Bessent a um apresentador da Fox News.
Mencionando o plano de ''pressão máxima'', ele alegou que sua pasta enxerga as sanções internacionais e operações financeiras como uma questão de segurança nacional.
Nesse contexto, afirmou que a abordagem do Tesouro dos EUA quanto ao aumento ou diminuição das sanções em relação à Rússia "será determinada pelos próximos passos do governo russo".
"Acredito que o presidente Trump não hesitará em suspender as sanções se isso lhe der uma vantagem nas negociações".
- A Rússia foi desconectada do SWIFT como parte das sanções ocidentais impostas por sua operação militar especial na Ucrânia.
- Em resposta, Moscou recorreu ao seu próprio sistema interbancário nacional, chamado de Sistema de Mensagens Financeiras do Banco da Rússia (BFSMS), implementado pela primeira vez em 2014.
- Após a desconexão da Rússia do SWIFT e a suspensão da operação no exterior de cartões Visa, Mastercard e Maestro emitidos por bancos russos, a população russa intensificou o uso dos domésticos cartões MIR, introduzidos em 2015.