
Rússia exige fim das sanções europeias como condição para cessar-fogo no Mar Negro, diz Rubio

A Rússia exigiu que as sanções promovidas pela Europa contra o país tenham fim como condição para um cessar-fogo no Mar Negro, declarou nesta quarta-feira o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante uma viagem à Jamaica.

Rubio comentou que as demandas da Rússia, comunicadas na segunda-feira após reuniões entre as delegações de ambos os países, incluem sanções que não são aplicadas pelos EUA, mas ''pela União Europeia'', e que Washington irá avaliá-las.
O alto diplomata apontou que os diálogos com a delegação russa esclareceram detalhes sobre o que envolve o cessar-fogo energético no conflito ucraniano, além do ''conceito'' de um cessar-fogo no mar Negro.
Nesse contexto, também destacou a importância de dialogar com os dois lados do conflito, afirmando que na sua visão, o presidente Donald Trump é ''o único líder no mundo que está em posição para levar esses dois países para uma cidade e conversar sobre essas coisas''.
- Na segunda-feira, as delegações russa e norte-americana se reuniram na cidade de Riade, na Arábia Saudita.
- Na ocasião, ambas concordaram em adotar medidas para proibir ataques a instalações de energia na Rússia e na Ucrânia, além de garantir a implementação da Iniciativa do Mar Negro.