Notícias

Chancelaria russa convoca embaixadora dos EUA em Moscou

A Rússia exige que a representante encerre a assistência a três OGNs norte-americanas consideradas "indesejáveis" no país.
Chancelaria russa convoca embaixadora dos EUA em MoscouSputnik / Vitaliy Belousov

A embaixadora dos EUA em Moscou, Lynne Tracy, recebeu uma nota exigindo a interrupção de toda a assistência a três organizações sem fins lucrativos dos EUA reconhecidas como "indesejáveis" na Rússia.

Tracy foi convocada ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quinta-feira, onde foi informada de que as ONGs American Councils for International Education, Cultural Perspectives e Institute of International Education realizam em território russo "com o apoio da Embaixada, programas e projetos antirrussos destinados a recrutar 'agentes de influência' sob o pretexto de intercâmbios educacionais e culturais".

A continuidade de qualquer tipo de assistência às atividades dessas ONGs será considerada "uma violação da lei russa", acrescentou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Ao mesmo tempo, exigiu-se a retirada, do site oficial da missão diplomática e de suas redes sociais, de uma "lista de projetos e programas educacionais realizados por essas ONGs que visam promover atitudes e valores estranhos à sociedade russa".

"É especialmente enfatizado que as tentativas de interferir nos assuntos internos da Federação Russa, incluindo ações subversivas e disseminação de desinformação no contexto das eleições e da operação militar especial, serão reprimidas de forma severa e decisiva, inclusive por meio da expulsão como 'persona non grata' dos funcionários da Embaixada dos EUA envolvidos em tais ações", concluiu o Ministério.