Notícias

Rússia cresceu seis vezes mais que Europa desde 2022, afirma primeiro-ministro russo

As sanções contra a Rússia não atingiram os objetivos estabelecidos por seus autores, observou Mikhail Mishustin.
Rússia cresceu seis vezes mais que Europa desde 2022, afirma primeiro-ministro russoGettyimages.ru / Max Zolotukhin.

A economia russa tem crescido de forma constante nos últimos dois anos, tendo uma taxa de crescimento seis vezes maior do que a da economia europeia, onde vários países já estão em recessão, anunciou o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, ao apresentar o relatório sobre o trabalho do governo nesta quarta-feira (26).

"Pelo segundo ano consecutivo, nossa economia está se movendo em um ritmo que excede a média global. Essa é exatamente a meta estabelecida pelo presidente", afirmou Mishustin, acrescentando que a Rússia está entre as quatro maiores economias do mundo em termos de paridade de poder de compra.

No final de 2024, o PIB da Rússia cresceu 4,1%, ultrapassando a marca de 200 trilhões de rublos pela primeira vez. "Isso é muitas vezes mais do que a média dos países desenvolvidos", pontuou o primeiro-ministro.

Fracasso das sanções

"As sanções externas também não atingiram os objetivos de seus autores no setor de energia. A Rússia manteve sua influência no mercado mundial de energia", continuou Mishustin.

De acordo com o primeiro-ministro, "nos últimos anos, a economia russa tem se desenvolvido sob crescente pressão das sanções que interromperam cadeias de transporte e logística e vínculos financeiros de décadas".