
Políticos da UE que se opõem à restauração do Nord Stream são 'suicidas ou loucos', diz Lavrov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, revelou em entrevista ao Pervy Kanal ("Primeiro canal" em russo) na terça-feira (25) que Moscou e Washington discutem a possibilidade de interação dos gasodutos Nord Stream - infraestrutura anteriormente responsável pelo transporte de gás natural russo para o mercado europeu antes de ter sido destruída em um ato de sabotagem em 2022.
De acordo com o chanceler russo, a ideia de restaurar o fornecimento completo de energia russa para a Europa não é apenas do interesse dos EUA e da Rússia, mas também dos países europeus.

"Seria interessante observar os Estados Unidos usando sua influência sobre os países europeus para convencê-los a manter as importações de gás russo", opinou Lavrov.
O ministro destacou ainda o fato de que, atualmente, os países europeus pagam muito mais caro pela energia do que as empresas americanas, mas ainda se recusam a restaurar o fornecimento de gás via Nord Stream.
Ao mesmo tempo, pessoas como Robert Habeck [vice-chanceler da Alemanha], Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] e Boris Pistorius [ministro da Defesa da Alemanha] dizem que nunca permitirão que o Nord Stream seja restaurado.