Jornalista americano registra momento em que soldados russos abatem drone ucraniano (VÍDEO)

O jornalista americano Patrick Lancaster, que documenta o desenrolar do conflito ucraniano a partir da linha de frente, publicou um vídeo nas mídias sociais que captura o "momento angustiante" em que um drone kamikaze ucraniano perseguiu e "atacou ativamente" um veículo que transportava jornalistas e civis idosos, evacuados por militares russos da área de fronteira na província de Kursk.
"Um drone ucraniano FPV [visão em primeira pessoa] quase matou a mim e a muitos civis idosos evacuados pelas forças russas perto da linha de frente e da fronteira de Kursk e Sumy", disse o repórter.
"Fomos salvos por soldados russos"
Lancaster detalhou que o veículo não tripulado ucraniano detectou um carro das forças especiais russas Akhmat durante uma missão de evacuação da cidade de Sudzha: a bordo da van, além do jornalista e dos militares, havia cinco civis idosos.
O jornalista descreve como, assim que avistaram o drone no alto, "o caos se instalou", com "gritos e o som inconfundível da morte se aproximando do alto". "Mas, no final, fomos salvos pelas ações dos soldados das forças especiais russas da Akhmat", declarou.
Nas imagens capturadas por Lancaster, os soldados russos podem ser vistos disparando seus fuzis contra o drone ucraniano várias vezes, enquanto o caminhão tenta se afastar do perigo em alta velocidade.
O vídeo também mostra um grande número de veículos ucranianos destruídos, vários de fabricação ocidental, abandonados pelas tropas de Kiev na beira da estrada.