Notícias

País da UE começará a recrutar mulheres para o Exército a partir de 2026

Em agosto do ano que vem, começarão a ser formadas as primeiras equipes militares, compostas por recrutas com período de serviço de 11 meses.
País da UE começará a recrutar mulheres para o Exército a partir de 2026X / @Forsvarsmin

Mulheres dinamarquesas que completarem 18 anos depois de 1º de julho serão obrigadas a participar de uma loteria em 2026 e poderão ser convocadas para o serviço militar se não houver voluntários suficientes, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira pelo Ministério da Defesa.

A medida, que estava inicialmente prevista para entrar em vigor no início de 2027, significa, entre outras coisas, que as primeiras equipes militares compostas por recrutas mulheres, com período de serviço de 11 meses, começarão a ser formadas a partir de agosto do ano que vem.

"Estou satisfeito que a Aliança Liberal [partido político] tenha agora decidido apoiar a proposta de igualdade total no serviço militar", disse o Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen.

"À luz do atual estado da política de defesa e segurança, as Forças Armadas precisam recrutar mais pessoal e, portanto, promover a igualdade total entre mulheres e homens é um sinal importante", acrescentou.

Por sua vez, o general Michael Wiggers Hyldgaard, chefe interino da Defesa, afirmou que o país nórdico precisa de todo o poder de combate que puder mobilizar, o que requer o recrutamento de mulheres. "A diversidade fortalece o desempenho das tarefas e cria uma defesa mais poderosa", afirmou.