
Macron e Milei trocam elogios após conversa: 'Muito mais do que um aliado em setores-chave'

O presidente da França, Emmauel Macron, dialogou nesta terça-feira com seu homólogo argentino, Javier Milei.
"Trocamos nossas opiniões sobre a situação econômica na Argentina e seus desafios futuros", informou o mandatário francês em seu perfil no X, acrescentando que "o povo argentino sempre poderá contar com o apoio do povo da França".
Acabo de conversar con el presidente argentino @JMilei.Hemos intercambiado opiniones sobre la situación económica en Argentina y los desafíos a afrontar. El pueblo argentino siempre podrá contar con el apoyo de Francia. Mucho más que un aliado…
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) March 25, 2025
Em sua mensagem, ressaltou que a Argentina é "muito mais do que um aliado em setores-chave", sendo um aliado na construção de uma "economia do futuro".
Milei respondeuà publicação, expressando seu agradecimento a Macron: "Valorizamos profundamente seu apoio e o compromisso da França com o povo argentino", escreveu.
Gracias, presidente @EmmanuelMacron. Valoramos profundamente su apoyo y el compromiso de Francia con el pueblo argentino.Seguiremos trabajando juntos, como verdaderos amigos, para enfrentar los desafíos y construir oportunidades compartidas en sectores clave para el futuro.
— Javier Milei (@JMilei) March 25, 2025
Nesse contexto, afirmou que seguirão "trabalhando juntos" e "como verdadeiros amigos" para "enfrentar os desafios e construir oportunidades compartilhadas em setores-chave para o futuro".

A conversa ocorre em um momento em que a Argentina busca firmar um novo empréstimo junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), organismo ao qual o país já deve mais de U$ 40 bilhões.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados do país sul-americano aprovou um decreto emitido por Milei, permitindo que o presidente assuma novas dívidas com o Fundo.