Ataques Houthi contra navios causam as primeiras vítimas fatais

Pelo menos dois marinheiros de um navio comercial foram mortos na ação.

Ao menos duas pessoas foram mortas na quarta-feira em um ataque dos houthis iemenitas ao navio comercial True Confidence, de propriedade grega e com bandeira de Barbados, no Golfo de Adem.

"Pelo menos dois marinheiros inocentes foram mortos. Essa foi a triste, mas inevitável, consequência do disparo imprudente de mísseis pelos houthis contra a navegação internacional. Eles precisam parar", disse a embaixada do Reino Unido em Sanaa em um comunicado publicado na sua conta do X.

De acordo com o Comando Central dos EUA, o ataque teria deixado três membros da tripulação mortos e outros quatro feridos. "A tripulação abandonou o navio e os navios de guerra da coalizão responderam e estão avaliando a situação", ressaltou.

Os operadores da True Confidence disseram que o navio foi atacado a cerca de 50 milhas náuticas (93 quilômetros) a sudoeste do porto iemenita de Aden, e estava à deriva e em chamas. A tripulação, cujo paradeiro ainda é desconhecido, era composta por 20 pessoas e três guardas armados a bordo, incluindo 15 filipinos, quatro vietnamitas, dois cingaleses, um indiano e um nepalês.

O navio "rejeitou" os avisos

Enquanto isso, Yahya Saree, porta-voz do grupo rebelde, disse que vários mísseis anti-navio foram disparados contra o navio, causando um incêndio a bordo. "A operação de ataque ocorreu depois que a tripulação do navio rejeitou as mensagens de alerta", acrescentou.

Saree garantiu que eles continuarão com os ataques e disse que avisaram que "todas as tripulações dos navios atacados devem deixar o local rapidamente após o primeiro ataque".

Esse seria o primeiro ataque mortal do grupo armado desde o início de sua ofensiva contra a navegação no Mar Vermelho, em resposta aos ataques de Israel contra civis em Gaza.