
'Inaceitável': Primeira-ministra da Dinamarca dispara contra visita dos EUA à Groenlândia

Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca, acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de estarem exercendo ''pressão inaceitável'' sobre a Groenlândia. As declarações ocorrem dias antes da visita programada de uma delegação norte-americana à uma base militar na ilha.
"Devo dizer que é inaceitável a pressão que está sendo exercida sobre a Groenlândia e a Dinamarca nessa situação. E é uma pressão à qual resistiremos", afirmou Frederiksen, citada pela agência Reuters.

Já o chefe de governo interino da Groenlândia, Mute Egede, classificou a visita como uma "provocação", apontando que ela coincide com as negociações da coalizão governamental e as eleições municipais programadas para a semana seguinte.
Na segunda-feira, Donald Trump voltou a reiterar que os Estados Unidos devem tomar o controle da Groenlândia, enfatizando a importância da região para a segurança norte-americana.
- Na terça-feira, o vice-presidente dos EUA, J.D Vance, anunciou que fará uma visita à Groenlândia na sexta-feira. Ele será acompanhado pela sua esposa, Usha Vance, Mike Waltz, assessor de segurança nacional da Casa Branca, e Chris Wright, secretário de energia.
POR QUE O ÁRTICO É TÃO ATRAENTE DO PONTO DE VISTA GEOPOLÍTICO? DESCUBRA EM NOSSO ARTIGO.
