
Tropas ucranianas destruíram igrejas e patrimônio cultural ao recuar de Kursk, denuncia Putin

Em discurso nesta terça-feira (25), Vladimir Putin afirmou que, ao se retirarem da região de Kursk, as forças ucranianas destruíram instalações industriais, energéticas e culturais.
Segundo o presidente russo, "dezenas de projéteis foram lançados contra uma igreja" após a fuga das tropas inimigas.
🇷🇺 Tropas ucranianas destruíram igrejas e patrimônio cultural ao recuar de Kursk, denuncia PutinRecentemente, foram divulgadas imagens de tropas ucranianas posicionadas a apenas 10 metros da Igreja da Transfiguração do Senhor, do século XIX. https://t.co/Z3qxgVwraFpic.twitter.com/eT4vR3X6qY
— RT Brasil (@rtnoticias_br) March 26, 2025
Putin destacou que essas ações estão sendo registradas pelo Comitê de Investigação e pelo Gabinete do Procurador-Geral. Ele garantiu que os responsáveis serão levados à Justiça, afirmando que alguns casos já estão nos tribunais do país.

O Ministério da Defesa da Rússia informou na semana passada que os militares ucranianos haviam tentado se proteger perto de templos na província de Kursk. Um vídeo mostrou uma posição abandonada pelas tropas ucranianas, que estava a apenas 10 metros da Igreja da Transfiguração do Senhor, do século XIX, localizada nos arredores da cidade de Sudzha.
No mesmo pronunciamento, o presidente russo destacou a necessidade de proteger-se dos ataques ucranianos à cultura, que ''tem um impacto direto em muitas questões sociais e econômica''. Nesse contexto, ressaltou a importância de transmitir aos jovens valores como "amor e respeito pela pátria, seus heróis e sua história".