
Kremlin publica lista de instalações de energia inclusas no cessar-fogo de 30 dias

O Kremlin publicou uma lista de instalações de sistemas de energia russos e ucranianos sujeitos ao cessar-fogo acordado para protegê-los de ataques.
A lista inclui:
- Refinarias de petróleo;
- Oleodutos, gasodutos e instalações de armazenamento, incluindo estações de bombeamento;
- Infraestrutura de geração e transmissão de eletricidade, incluindo estações de energia, subestações, transformadores e distribuidores;
- Usinas de energia nuclear;
- Represas hidrelétricas
Observa-se que o acordo é válido por 30 dias a partir de 18 de março de 2025, podendo ser prorrogado por acordo mútuo. Além disso, em caso de descumprimento da moratória por uma das partes, a outra estará automaticamente desobrigada de seu cumprimento.
Anteriormente, as delegações da Rússia e dos EUA mantiveram negociações durante mais de 12 horas na cidade saudita de Riade. Dentre os principais temas abordados, destacam-se a livre-navegação no mar Negro e a possível renovação do acordo sobre transporte de grãos.

Nesta terça-feira, foi noticiado que Moscou e Washington chegaram a um acordo sobre a aplicação da Iniciativa do Mar Negro. Segundo o comunicado, o consenso inclui "garantir a segurança da navegação nessa área marítima, o não uso da força e a prevenção do uso de embarcações comerciais para fins militares, tomando medidas de controle apropriadas por meio da inspeção de tais embarcações".
Além disso, ambos os países acolheram a ideia de que outros países apoiassem e garantissem a aplicação dos acordos nas esferas energética e marítima.
O comunicado também afirmou que as partes reiteraram seu desejo de “continuar trabalhando em prol de uma paz duradoura”.