Notícias

Inteligência dos EUA classifica Rússia como seu importante concorrente global

"Moscou tem mais armas nucleares do que outras nações, o que poderia causar uma destruição catastrófica nos Estados Unidos e em todo o mundo no caso de uma grande guerra", destaca o relatório do serviço secreto americano.
Inteligência dos EUA classifica Rússia como seu importante concorrente globalGettyimages.ru / Tim Graham

A Rússia demonstrou resiliência econômica e militar que a torna um concorrente importante para os Estados Unidos, destaca o relatório anual de inteligência dos EUA divulgado nesta terça-feira (25) para uma audiência do Comitê Seleto do Senado. 

"A capacidade nuclear e as capacidades convencionais da Rússia, juntamente com sua comprovada resiliência econômica e militar, fazem dela um concorrente importante", afirmou a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, durante uma apresentação que foi transmitida pelo canal da ABC News no YouTube.

O relatório também aponta que o uso das próprias capacidades nucleares por Moscou ameaçaria consequências catastróficas para os Estados Unidos. "Moscou tem mais armas nucleares do que outras nações, o que poderia causar uma destruição catastrófica nos Estados Unidos e em todo o mundo no caso de uma grande guerra", acrescenta o documento. 

Entre outras coisas, o documento aborda o aprofundamento dos laços entre Moscou, Pequim, Teerã e Pyongyang. "Desde 2022, a China, a Rússia, o Irã e a Coreia do Norte se tornaram mais próximos. É improvável que a remoção do fator de aceleração na forma do conflito na Ucrânia traga essas relações bilaterais de volta ao nível pré-guerra de 2022", observa o texto.

Essa convergência cria espaço para novas prioridades estratégicas e desafios que poderiam fortalecer ou alterar o nível atual de cooperação entre esses países, resumiu o relatório.