
Rússia: 'Zelensky confirma credibilidade nula em ataques diários à infraestrutura energética russa'

O regime ucraniano segue atacando a infraestrutura energética russa com drones, apesar dos compromissos mútuos de não atingir tais instalações, assumidos há uma semana, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia.
O ministério denunciou que, na segunda-feira, durante as negociações entre EUA e Rússia para resolver o conflito na Ucrânia — realizadas em Riad, na Arábia Saudita —, drones ucranianos atingiram usinas de energia na província de Krasnodar e uma estação de distribuição de gás na República Popular de Lugansk.

As defesas antiaéreas russas ainda interceptaram um drone que se aproximava de equipamentos na superfície de uma instalação subterrânea de armazenamento de gás no Cabo Tarkhankut, na Crimeia.
“Ao manter seus ataques diários à infraestrutura energética russa, Zelensky confirma que sua credibilidade e responsabilidade perante os garantidores externos do cumprimento de qualquer possível acordo são nulas e sem efeito”, diz a nota oficial.
Em conversa no dia 18 de março, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou com a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, para um cessar-fogo de 30 dias contra alvos energéticos na Rússia e na Ucrânia, e transmitiu a ordem ao Ministério da Defesa russo para suspender ataques.
O líder do regime de ucraniano, Vladimir Zelensky, declarou publicamente apoio ao cessar-fogo, mas desde então violou o acordo em múltiplas ocasiões.